Um dos grandes desafios da logística hospitalar é o transporte de medicamentos. Uma atividade que exige inúmeras medidas de segurança para assegurar a eficácia dos produtos, desde a fabricação até o hospital.
Quando falamos de transporte, vários pontos impactam na entrega e manutenção da qualidade de um produto. Quando o produto é médico-hospitalar, o impacto é ainda maior, afinal são produtos que podem ser essenciais para salvar a vida de uma paciente.
Atenta a esse cenário, a LogMed, operadora logística especializada em produto médico-hospitalares, se preocupa em oferecer serviços de qualidade e que sejam uma solução logística completa para os clientes e que atenda toda demanda de cuidados que demanda este tipo de mercadoria.
Segundo Ana Paula Cunha, coordenadora de qualidade da LogMed, os produtos médico-hospitalares, assim como os medicamentos, possuem condições específicas para transporte e armazenagem, o que exige do operador mais atenção, experiência e cumprimento das rigorosas exigências sanitárias dos órgãos reguladores.
Confira abaixo os principais pontos de atenção:
➡ Temperatura: a não manutenção da faixa estabelecida pelo detentor do registro pode levar à decomposição dos produtos, afetando sua eficácia e o prazo de validade;
➡ Umidade: um alto índice de umidade pode afetar a estabilidade e favorecer o crescimento de fungos e bactérias;
➡ Luminosidade: a incidência de raios solares diretamente sobre os produtos acarreta na adulteração da estabilidade;
➡ Manuseio: se realizado de forma inadequada pode romper a embalagem ou danificar o produto, tornando-o impróprio para o consumo.
Para garantir a segurança da sua mercadoria, preze por operadores que cumpram a legislação vigente, tenham todas as certificações e licenças obrigatórias, estejam com a documentação regulatória em dia e invistam em treinamento técnico de seus profissionais para que eles estejam aptos para manusear, armazenar e transportar adequadamente os produtos.
#LogMed #logisticahospitalar #gestaologistica #segurancanotransporte #certificacaoanvisa #transportemedicamentos #medicohospitalar #salvarvidas