Setembro Amarelo


Setembro já está quase acabando, e esse mês é muito importante devido a conscientização do movimento contra o suicídio, recebendo o nome de Setembro Amarelo.

Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas?

Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS), e segundo a organização a prevenção é fundamental para diminuir as incidências de casos de suicídio.

A medida considerada mais importante para a prevenção é a educação. É necessário se falar mais sobre o tema, incentivar as campanhas contra o suicídio para que a população tenha conhecimento de quantos casos ocorrem por ano, e possam ajudar a reverter essa triste realidade.

Atualmente 32 brasileiros se suicidam por dia, e ao redor do mundo é ainda maior esse número, sendo 1 suicídio a cada 40 segundos.

A ONG Como Vai Você (CVV) é umas das mais antigas do país e atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio seja pessoalmente, por e-mail, pelo chat online ou pelo telefone através do número 188. O Ministério da Saúde fez um acordo e todas as chamadas para esse telefone (188) são completamente gratuitas.

Caso conheça alguém que precise de ajuda, ou se quiser se tornar um voluntário do movimento, basta acessar o site: https://www.cvv.org.br/

 

Fonte: CVV